O XIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e II Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores tem como tema central: Internacionalização e Políticas de Avaliação da Pós-Graduação em Educação. O objetivo é refletir sobre as políticas de avaliação da pós-graduação na área da educação num contexto de internacionalização da produção do conhecimento no campo das políticas públicas educacionais, da cultura e da formação de professores, com vistas à melhoria da qualidade dos programas de pós-graduação em educação e da produção do conhecimento em educação de forma a promover o fortalecimento da esfera pública.

Pretende-se reunir professores, estudantes e ex-estudantes do PPGED, assim como pesquisadores renomados no campo da educação no Brasil e no exterior, convidados a socializar os resultados de suas investigações no âmbito das Linhas de Pesquisa do Programa. É também intenção promover ações e articulações com pesquisadores de outros países de modo a ampliar o intercâmbio internacional e, assim, garantir maior inserção do conhecimento produzido pelo PPGED/UFPA no meio acadêmico.

O Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da UFPA desde 2003 vem oferecendo o Mestrado em Educação e em 2007 obteve aprovação para oferecer o Doutorado, devidamente autorizados e reconhecidos pela CAPES. Os Cursos têm assumido como compromisso a formação do professor/pesquisador, incorporando na sua prática curricular a pesquisa e a produção de conhecimentos acerca da realidade regional, particularmente da educação, em todos os seus ângulos e relações.

 

Histórico

No transcurso das edições anteriores os Seminários discutiram temáticas diversas, as quais priorizaram os seguintes eixos temáticos:

16 a 18/12/2002 - 1º Seminário A Pesquisa em Educação nas áreas de Políticas Públicas Educacionais e Currículo

16 a 17/12/2003 - 2º Seminário de Políticas Educacionais e Currículo

09 a 10/12/2004 - 3º Seminário Nacional de Política Educacional e Currículo

15 a 16/12/2005 – 4º Seminário Nacional de Políticas Públicas Educacionais e Currículo: Perspectivas contemporâneas;

30/11 a 01/12/2006 – 5º Seminário Nacional de Políticas Públicas Educacionais e Currículo: Universidade e Educação Básica no Estado do Pará;

04 a 07/12/2007 - 6º Seminário Nacional de Política Educacional e Currículo: Avaliação da Pós-Graduação em Educação;

17 a 19/12/2008 - 7º Seminário Nacional de Política Educacional e Currículo: Estratégias Investigativas na Construção do Conhecimento Científico nos campos das Políticas Públicas Educacionais e Currículo e Formação de Professores;

14 a 16/12/2009 - 8º Seminário Nacional de Política Educacional e Currículo: Ética e regulação no currículo e nas políticas educacionais;

15 a 17/12/2010 - 9º Seminário Nacional de Política Educacional e Currículo: Expansão da pós-graduação em educação e a formação axiológica dos pesquisadores;

07 a 09/12/2011 - 10º. Seminário Nacional de Política Educacional e Currículo;

15 a 17/12/2012 - 11º. Seminário Nacional de Política Educacional e Currículo

25 a 27/11/2014 - 12º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores

Os resultados dos eventos geraram uma vasta produção em Anais que tem sido referência nos estudos realizados no âmbito do Programa.

 

Objetivos

Público Alvo

O XIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e II Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura e Formação de Professores está aberto a toda comunidade acadêmica do Instituto de Ciências da Educação da UFPA e, em especial, do Programa de Pós-Graduação em Educação, além de pesquisadores e estudantes de Programas de Pós-Graduação congêneres, pesquisadores com atuação nos cursos de Graduação que investigam a área de Educação, bolsistas de iniciação científica e estudantes que se encontram em processo de formação na educação superior. Também pretende atingir gestores dos sistemas de ensino e professores com exercício profissional na educação básica, assim como representantes de associações, sindicatos, organizações não-governamentais e movimentos sociais da área educacional.